A novena a Santa Filomena deve ser feita da seguinte maneira, durante 9 dias seguidos:

Rezar o Credo, 3 Pai-Nossos à Santíssima Trindade em honra de sua pureza, 13 Ave-Marias em honra aos 13 anos em que viveu e após cada Ave-Maria, rezar:

“Santa Filomena, pelo sangue que derramaste por amor a Jesus Cristo, alcançai-me a graça que vos peço”.

Após as 13 Ave-Maria, rezar:

Ó gloriosa Santa Filomena, Virgem e Mártir, exemplo de fé e de esperança, generosa na caridade, a vós suplico, escutai a minha prece. Do céu onde reinais, faça cair sobre mim toda a proteção e auxilio de que necessito, neste momento em que minhas forças se enfraquecem. Vós que sois tão poderosa junto a Deus, intercedei por mim e alcançai a graça que vos peço (mencione agora a graça que deseja receber). Ó Santa Filomena, ilustre por tantos milagres, rogai por mim. Não me abandoneis, mais lançai vosso olhar sobre mim e minha família. Afastai as tentações, dai paz a minha alma e abençoai a minha casa. Ó Santa Filomena, pelo sangue que derramaste por amor a Jesus Cristo, alcançai-me a graça que vos peço (repita agora o seu pedido).

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um glória ao Pai.

Novena a Santa Filomena com Ladainha

A seguinte novena de Santa Filomena é para pedir uma graça. É composta de uma oração, uma ladainha e uma oração final.

Ó gloriosa Virgem e mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais Vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a Vossos pés para implorar-Vos socorro para minhas necessidades que tanto me afligem…

(Peça a graça necessária)

Vós que sois tão poderosa junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada, alegro-me ao ver-Vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no Céu e na Terra.

Atraído por Vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos Vossos merecimentos, eu me proponho de Vos imitar pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.

Ajudai-me, pois, ó grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça…

(Repetir a graça necessária)

E sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar contigo no céu por toda a eternidade.

Saúdo-Vos Filomena, Virgem e mártir de Jesus Cristo, e peço-Vos, oreis a Deus pelos justos, para que se conservem em sua justiça e cresçam diariamente de virtude em virtude.

Saúdo-Vos Filomena, Virgem e mártir de Jesus Cristo, e peço-Vos, oreis a Deus pelos pecadores, para que se convertam e vivam a vida da graça.

Saúdo-Vos Filomena, Virgem e mártir de Jesus Cristo, e peço-Vos, oreis a Deus pelos heréticos e infiéis para que venham à verdadeira Igreja e sirvam ao Senhor em espírito e verdade.

Ladainha de Santa Filomena

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho de Deus, redentor do mundo, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rainha das virgens, rogai por nós.
Santa Filomena, cheia de abundantes graças desde o berço, rogai por nós.
Santa Filomena, fiel imitadora de Maria, rogai por nós.
Santa Filomena, modelo das virgens, rogai por nós.
Santa Filomena, templo da perfeita humildade, rogai por nós.
Santa Filomena, abrasada no zelo da glória de Deus, rogai por nós.
Santa Filomena, vítima do amor de Jesus, rogai por nós.
Santa Filomena, exemplo de força e de perseverança, rogai por nós.
Santa Filomena, espelho das mais heroicas virtudes, rogai por nós.
Santa Filomena, firme e intrépida em face dos tormentos, rogai por nós.
Santa Filomena, flagelada como o Vosso divino esposo, rogai por nós.
Santa Filomena, que preferistes as humilhações da morte aos esplendores do trono, rogai por nós.
Santa Filomena, que convertestes as testemunhas do Vosso martírio, rogai por nós.
Santa Filomena, que causastes o furor dos algozes, rogai por nós.
Santa Filomena, protetora dos inocentes, rogai por nós.
Santa Filomena, padroeira da juventude, rogai por nós.
Santa Filomena, asilo dos desgraçados, rogai por nós.
Santa Filomena, saúde dos doentes e enfermos, rogai por nós.
Santa Filomena, nova luz da Igreja peregrinante, rogai por nós.
Santa Filomena, que confundia a impiedade do século, rogai por nós.
Santa Filomena, cujo nome é glorioso no Céu e formidável para o inferno, rogai por nós.
Santa Filomena, ilustre pelos mais esplêndidos milagres, rogai por nós.
Santa Filomena, poderosa junto de Deus, rogai por nós.
Santa Filomena, que reinais na glória, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai- nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós Santa Filomena,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Ó Deus que entre os outros milagres do Vosso poder, também ao sexo frágil destes a vitória do martírio, concedei propício que nós, celebrando o natalício de Santa Filomena, Vossa Virgem e mártir, pelos seus exemplos, cheguemos por ela a Vós.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Novena a Santa Filomena Composta pelo Santo Cura d´ars

Esta terceira novena a Santa Filomena é composta por uma oração inicial, uma oração específica para cada dia da novena e uma oração final.

Veja Também >>  Novena do Divino Pai Eterno - Aprenda a Fazer a Oração

Para cada dia da novena também há uma missão.

Oração Inicial

Gloriosa Virgem e Mártir, tão amada de Deus, Santa Filomena, eu me regozijo convosco e com o poder que Deus vos deu para glória de seu nome, para edificação da sua igreja e para honrar os méritos da vossa vida e da vossa morte… Gosto de contemplar-vos assim pura, assim generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, tão magnificamente recompensada no Céu e na terra. Atraído pelos vossos exemplos na prática de sólidas virtudes, cheio de esperança, à vista das recompensas concedidas pelos vossos méritos, eu me proponho seguir-vos na fuga de todos os males e no compromisso de fazer tudo o que Deus me pedir.

Ajudai-me, ó grande Santa, com o vosso poder de intercessão. Obtende-me, sobretudo uma pureza inviolável, para sempre; uma força de alma sempre invencível a todos os ataques; uma generosidade que não se recusa a qualquer sacrifício, por Deus… e um amor tão forte, que não recue perante a morte pela Fé de Jesus Cristo, pela Santa Igreja Romana e pelo Sumo Pontifície, Pai comum de todos os fiéis, Pastor dos Pastores, Vigário de Jesus Cristo em todo o mundo.A estes favores que vos peço, com todo o fervor da minha alma, eu acrescento, Santa Filomena, uma nova graça que igualmente tenho a plena confiança de obter pela vossa poderosa intercessão: (expor a graça que se pretende, com simplicidade, confiança e humildade). Este Deus tão bom por quem derramastes o vosso sangue dando a vossa vida; este Deus tão bom que tantos prodígios realizou em nós e por vosso intermérito, este Deus tão bom que nos amou até à morte, até querer dar-se a mim na Eucaristia… não se recusará a atender as vossas preces em favor dos meus pedidos. Eu espero, eu ponho toda a minha confiança n´Ele e em vós. Ámen.

Primeiro Dia

Considera que Santa Filomena foi virgem e se manteve sempre pura… no meu do mundo, apesar da perseguição… Pura até à morte. Que modelo! Posso contemplá-la sem me sentir humilde? Qual é a causa da minha confusão? Qual será o remédio para evitar essa confusão? Humilha-te muitas vezes diante da pureza da alma de Santa Filomena e assim encontrarás o mais precioso dos tesouros.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo.

Segundo Dia

Considera que Santa Filomena foi constantemente pura e inocente porque ela foi martirizada pelo seu respeito pelas coisas sagradas. Conservou no uso dos sentidos, a modéstia de Jesus Cristo. Ela soube manter-se afastada de um mundo perverso e das ocasiões perigosas. Imita-a nesta santa vigilância.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Pratica o que tens negligenciado e conserva-te sempre puro e agradável aos olhos de Deus.

Terceiro Dia

Considera que Santa Filomena conservou e aumentou o amor que tinha a Jesus por uma pureza perfeitamente alimentada com a oração, sem abandonar a vida espiritual, nem os sacramentos, onde a alma se purifica com o Sangue de Jesus Cristo e se alimenta com o seu Corpo Sagrado… divino germe da virgindade cristã, pela recordação de que os seus membros eram membros do Corpo de Jesus Cristo e o seu corpo templo do Espírito Santo. Não terás força idêntica? Que uso vais fazer dela?

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Redobra o fervor em todas as orações. Diz, de vez em quando, para ti mesmo: “Os meus membros são os membros de Jesus Cristo. Eu sou tempo do Espírito Santo.”

Quarto Dia

Considera que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo até à morte. Ela mostrou nos seus tormentos uma paciência invencível. Sofrimento e paciência são em ti, inseparáveis? Tens sofrido raramente; sofrido pouco… e nunca até à morte! De onde te vem tanta fraqueza? Não queres um remédio para isso? Que meios estás a utilizar?

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Sofre, com paciência, as dores contrariedades, as tristezas, porque o Senhor cuidará de ti neste dia.

Quinto Dia

Considera que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo. Queriam arrancar-lhe a Fé, queriam fazê-la violar o voto do seu batismo; induzi-la a seguir o exemplo dos idólatras ou dos apóstatas. Que querem de ti, em tantas ocasiões, o demónio, o mundo, a carne e o teu coração, senão arrastar-te para faltas semelhantes? Falsos temores são os que te fazem esquecer os teus deveres e trair a tua Fé. Ó Deus que realidade vergonhosa! Eu Vos prometo retomar a coragem.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Obtém alguma vitória sobre o respeito humano. Diz, de tempos a tempos: “é melhor agradar a Deus do que aos homens.”

Sexto Dia

Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, colocou em prática esta palavra do Salvador: aquele que não despreza a sua vida por amor de mim não pode ser meu discípulo…

Santa Filomena não hesitou um momento. Ela sacrificou tudo. Em ocasiões menos difíceis mostro-me digno de Jesus Cristo? Quando há concorrência entre Deus e homem, entre a graça e a natureza, entre o amor de Deus e as afeições humanas, a quem dou eu a preferência? Oh, não degeneremos mais da nossa dignidade de filhos de Deus e de discípulos de Jesus Cristo.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Esforça-te hoje por agradar senão a Deus, ou às criaturas unicamente por Deus. Longe de ti toda a afeição desordenada.

Sétimo Dia

Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, teve a força de suportar os sarcasmos, os ultrajes dos perseguidores, dos seus carrascos, e da maior parte dos espectadores do seu suplício.

Ela não foi menos generosa nem menos constante, nem menos jubilosa na confissão pública da sua fé. Se o mundo te der a beber este mesmo cálice, sentirás coragem para devorar a sua amargura com os mesmos sentimentos? E que te importa o seu desprezo, o seu desdém, as tuas perseguições, mesmo as mais sangrentas? Aquele que Deus estima poderá alguma vez julgar-se desonrado? Não temas! Prossegue o teu caminho porque ele te conduz á glória eterna.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Não deixes que o teu coração se altere, se alguém hoje te disser alguma palavra brusca, grosseira, picante, ofensiva e injuriosa.

Oitavo Dia

Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo para todas as coisas do mundo, entrou na alegria da vida eterna. Sim, eu estou certa, disse ela no seu coração, que o soberano Juiz me dará pelos bens perecíveis que eu sacrifico ao seu amor, a coroa da justiça que prometeu…

Quando morre esta digna esposa de Jesus Cristo começa imediatamente a brilhar no tabernáculo de Deus com os homens, no seguimento do Cordeiro. É este o pensamento que eu gosto de desenhar diante de mim, quando se trata de fazer algum sacrifício? Que impressão causa ele ao meu coração? Para que lado faz pender a balança? Ah, diziam os santos, para ter tudo, percamos tudo. E eu que digo?

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Impõe-te hoje qualquer sacrifício voluntário… Faz prontamente e de bom grado aqueles que estão ligados ao teu dever.

Nono Dia

Considera que Santa Filomena, depois de ter sacrificado tudo aqui na terra por Jesus Cristo, recebeu d´Ele, mesmo neste mundo, mais do que o cêntuplo do que tinha dado. Que reputação! Que poder! Que glória! Quantos humilhados a seus pés! Quantos grandes humilhados a seus pés! Quantas multidões de peregrinos nos seus diversos santuários! Quantas festas em sua honra! Quantos tributos de veneração prestados ás suas imagens… Que zelo empenhado em obter as suas relíquias… É assim que Deus cumpre as suas promessas… Oh, se nós cumpríssemos o seu desejo que consiste em seguir os seus mandamentos. Mas, privando-o da sua glória, de quantos méritos e favores não nos privamos nós mesmos, que para este mundo, quer para o outro?…

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Pratica hoje alguma obra de misericórdia em honra da santa. Dispõe-te através de uma boa confissão para receber dignamente nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração Final

Eis-me no fim da minha novena. Peço a Deus e a Santa Filomena que me abençoem. Ah! Como sou feliz por contribuir um pouco com os meus humildes esforços para propagar um culto ao qual a Providência ligou tantas graças!…

Meu Deus, em nome de Santa Filomena, atendei o meu desejo. E vós, ó grande Santa, não desprezeis a humilde dedicação que eu Vos consagro com esta pequena obra.

Tudo o que há de bom é para Vós. E todo o que há de imperfeito pertence unicamente a mim.

Novena em Devoção a Santa Filomena

Esta novena é composta por duas orações que devem ser rezadas durante 9 dias consecutivos.

Oh! grande Santa Filomena, virgem e mártir, realizadora de maravilhas de nossa era, dou as mais fervorosas graças a Deus pelos dons milagrosos outorgados a Vós, e vos suplico concedei-me uma parte das graças e benções das quais vos haveis sido o canal para tantas almas.

Pela heroica fortaleza com a qual confrontastes a fúria de tiranos e o desgosto dos poderosos antes que desviasse de vossa aliança com o Rei do Céu, obtende para mim pureza de corpo e alma, pureza de coração e desejo, pureza de pensamento e afeto.

Por vossa paciência sob sofrimentos multiplicados, obtende para mim uma aceitação submissa de todas as aflições que possa comprazer a Deus enviar-me e como vós escapastes milagrosamente ilesa das águas do Tiber, no qual fostes arrojada por ordem de vosso perseguidor, assim também eu possa passar através das águas da tribulação sem detrimento a minha alma.

Além destes favores, obtende para mim, Oh! esposa fiel de Jesus, a necessidade particular que ardentemente vos recomendo neste momento.

Oh! virgem pura e mártir santa, dignai dirigir um olhar de piedade desde o Céu sobre vosso devoto servo, consolai-me na aflição, assisti-me no perigo, sobre tudo vinde em meu auxílio na hora de minha morte.

Guardai os interesses da Igreja de Deus, rezai por sua exaltação e prosperidade, a extensão da Fé, pelo Soberano Pontífice, pelo clero, pela perseverança do justo, a conversão dos pecadores, e o sufrágio das almas do Purgatório, especialmente meus entes queridos.

Oh! grande Santa, cujo triunfo celebramos na terra, intercedei por mim, para que um dia possa contemplar a coroa de Glória outorgada a vós no Céu e bendizer a Quem liberalmente recompensa por toda a eternidade os sofrimentos suportados por Seu amor durante esta curta vida. Amém.

Oração:

Oh! Puríssima virgem, gloriosa mártir Santa Filomena, a quem Deus em Seu poder eterno parece ter revelado ao mundo nestes dias desastrosos para reviver a fé, sustentar a esperança e inflamar a caridade em almas cristãs.

Contemplai-me prostrado a vossos pés. Dignai-vos, Oh! virgem cheia de bondade e virtude,receber minhas humildes orações e obter para mim essa pureza pela qual sacrificastes os prazeres mais atrativos do mundo, essa fortaleza de alma que vos fez resistir aos mais terríveis ataques e esse ardente amor por nosso Senhor Jesus Cristo que os mais temidos tormentos não puderam extinguir em vós.

Assim que, imitando-vos nesta vida, possamos algum dia estar convosco no Céu. Amém.

Santa Filomena, patrona dos Filhos de Maria, rogai por nós.

Novena a Santa Filomena Para Alcançar Qualquer Graça

Uma pequena oração que deve ser rezada durante 9 dias consecutivos pedindo uma graça.

Oh! Gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, poderosa intercessora daqueles que a vós, com fé e confiança, recorrem implorando o vosso auxílio e a vossa proteção.

Olhai amável Santa, olhai as necessidades que afligem a nossa vida. Seja de ordem espiritual como material. Afastai para longe de nós as doenças, perseguições, maus espíritos, desempregos, tentações, vícios e pecados. (Em modo particular pedimos esta graça… aqui faça o pedido).

Nunca se ouviu dizer que alguém recorreu a vossa proteção e não teve êxito e amparo na sua poderosa intercessão.

Tudo pedimos em nome de Jesus nosso Salvador. Assim seja.

Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *