Pentecostes

A novena de pentecostes é uma oração que deve ser rezada por 9 dias seguidos e é indicado para nos preparamos para a Festa de Pentecostes, clamando os dons do Espírito Santo sobre nós, sobre nossas famílias e toda a Igreja.

Oração:

Vinde, Espírito de Sabedoria!
Instrui o meu coração, para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da Terra. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Inteligência!
Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Fortaleza!
Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades, e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Ciência!
Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Piedade!
Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Temor de Deus!
Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai…)

Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da Santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a essas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.
– Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
– E renovareis a face da Terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos, pelo mesmo Espírito, o conhecimento e o amor da justiça, e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.

Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação:
“Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!”

Novena do Espírito Santo (Completa)

Pentecostes é uma festa da Igreja cristã em memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa, sendo assim, a novena do espírito santo também é uma novena de pentecostes.

Veja Também >>  Novena do Perpétuo Socorro - 3 Novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o que ela Significa

É uma novena em honra ao Espírito Santo, composta pela Beata Elena Guerra.

Como trata-se de uma novena bastante extensa, preferimos fazer um e-book com ela e disponibilizar o e-book para download.

O e-book ficou com 29 páginas. Clique no botão abaixo para baixar:

Novena ao Espírito Santo (A Mais Antiga de Todas as Novenas)

Esta segunda novena ao espírito santo é considerada a mais antiga de todas as novenas, feita pela própria Virgem Maria e pelos Apóstolos!

A novena ao Espírito Santo é considerada a mais antiga de todas as novenas, porque foi celebrada por Maria Santíssima e pelos Santos Apóstolos no Cenáculo, entre muitos prodígios, já que, afinal, foi exatamente dez dias após a Ascensão do Senhor que o Espírito Santo desceu sobre eles.

Ao Divino Paráclito é atribuído especialmente o dom do amor. Convém, portanto, que, nesta novena, consideremos o grande valor do Amor divino.

Em primeiro lugar, o amor é aquele fogo que inflamou todos os santos a fazerem grandes coisas por Deus.

Se quisermos também ficar abrasados, apliquemo-nos sempre, mas em particular nestes dias, à oração, que é a fornalha onde o fogo do Amor divino se acende.

Para viver esta novena, recorreremos ao precioso auxílio de algumas meditações compostas por Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), um dos maiores escritores de espiritualidade da nossa fé católica.

Como é uma novena extensa, também a colocamos em um e-book, que ficou com 17 páginas e pode ser baixado no botão abaixo:

Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *