Santa Luzia é a protetora de nossos olhos e seu dia é comemorado em 13 de dezembro.

Á seguir, temos uma novena de Santa Luzia que você pode começar todo dia 13.

Primeiro dia

Lembremos o Nascimento do Menino Jesus, onde Deus vendo como se encontrava seu povo, envia seu Filho Jesus para nos salvar. (Lc 2, 7) Que possamos aprender com o Menino Jesus à olhar o mundo como uma criança, sem maldade, com pureza, alegria e inocência.

Oração

Ó Santa Luzia, que deixastes que os vossos olhos fossem arrancados antes de negar a fé. Gloriosa Santa Luzia, cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a negar Jesus. E Deus com um milagre extraordinário vos devolveu outros olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé. Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos. Poderosa Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, e de nossas vidas. Conservai também os olhos de minha alma, da minha fé, pela qual eu posso seguir o caminho do meu Deus e aprender os seus ensinamentos. Santa Luzia, protegei os meus olhos, conservai a minha fé e interceda junto a Deus pela minha cura. Santa Luzia, rogai por nós.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Segundo Dia

Jesus no Templo vê e conversa com os doutores da lei para que observem os ensinamentos de Deus. (Lc 2, 46) É obrigação aprender a respeitar, olhar e cumprir os Mandamentos de Deus.

(Rezar a Oração)

Terceiro Dia

Jesus vê a discriminação e a tentativa de apedrejamento da mulher pecadora que fora apanhada em adultério, e intervêm dizendo: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra.” Que Jesus permita que, ao olharmos para dentro de nós mesmos, saibamos nos afastar do pecado, seguindo o caminho da verdade e da vida, e olhando a atitude de Jesus possamos ser mais solidários uns com os outros. (Jo 8, 1-11)

(Rezar a Oração)

Quarto Dia

Jesus o Filho de Deus, um Homem que tinha poder, vê a persistência daqueles cegos em procura-lo e os cura. (mt 20, 29-34) (Mc 10,51-52) (Lc 18,42-43) Que Jesus não cure só os nossos males físicos, mas cure principalmente nossos olhos, para que vejamos todos e a tudo com o Olhar de Cristo, com mansidão, pureza, nos afastando das malícias, tentações e maldades.

(Rezar a Oração)

Quinto Dia

Na noite da Santa Ceia, Jesus parte o pão e distribui junto com o vinho a seus discípulos, mostrando-lhes que agora é Seu Corpo e Sangue. Nesta mesma noite Jesus vendo com Olhos do Coração sabia que seria traído e quem o trairia, mesmo assim cumpriu-se a vontade do Pai. (Lc 22, 1-23)

(Rezar a Oração)

Sexto Dia

Ao olharmos a Consagração na Santa Missa, nos lembramos do instante em que os discípulos acompanharam Jesus. Que Ele nos acompanhe a todo o momento, peçamos a Jesus que nos ensine a olhar as pessoas, as coisas com olhos do coração para obtermos discernimento para nossos atos.

(Rezar a Oração)

Veja Também >>  Novena Para Conseguir Emprego - 4 Novenas de São José Operário Para Conseguir Emprego

Sétimo Dia

Jesus já crucificado, dando sua vida para nos salvar, vê sua Mãe Maria junto de seu discípulo João, e diz: “Mulher eis seu Filho, Filho eis sua Mãe”; assim mostra-nos que Ele nos deixou uma Mãe e que hoje intercede por nós junto de seu Filho. (Jo 19, 25-27)

(Rezar a Oração)

Oitavo Dia

Lembremos das palavras de Jesus, e olhemos com mais atenção e carinho por nossas mães, pelas mães abandonadas, as mães que por algum motivo estão nos asilos, por nossos irmãos;

(Rezar a Oração)

Nono Dia

O guarda romano (Centurião) aos pés da cruz, olha Jesus já crucificado e morto, quando já expirou e diz: “Ele é realmente o Filho de Deus, …, era Justo”;

(Rezar a Oração)

Oração dos Santos Olhos

Senhor Jesus, que a tudo vê: Nada se esconde ao Vosso Olhar: livra-nos de todos os males e não permita cairmos nas adversidades; Com Vossos Santos Olhos conduzam nossa visão, afastando-a da tentação, cobiça, inveja e ganância; Permita vermos o caminho da Verdade, a Luz da Vida, a vermos Vossa Face no rosto de cada irmão; Ensina-nos a olhar o que é reto, límpido, transparente; Use de nossos olhos, para enxergarmos como a Ti Senhor; o belo com profundidade, com bondade; a ter Senhor um olhar manso, sereno, humilde e que possamos ver ao irmão com respeito e sermos servos para o próximo; abençoa Senhor Jesus, todo nosso olhar, até a hora de nossa morte. Amém!
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Jesus, obrigado. Jesus, proteja nossa visão. Jesus, mostra-nos a Verdade. Jesus, conduza nosso olhar. Jesus, ensina-nos a amar.

Novena de Santa Luzia Pelos Olhos

A oração abaixo pode ser rezada em forma de novena pedindo intercessão a Santa Luzia pelos seus olhos, pedindo proteção e cura para os olhos.

Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.

Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo. E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé.

Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós

(Coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção)

Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos…

Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal.Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada eu posso ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a vós.

Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: “os olhos são a janela da alma” (cf. Lc 11,34)

Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.

Santa Luzia, rogai por nós.

Amém.

Novena de Santa Luzia (E-book Grátis)

Há uma novena de Santa Luzia um pouco mais longa que colocamos em um e-book para ficar mais fácil rezá-la.

Veja Também >>  Novena do Sagrado Coração de Jesus - 4 Novenas Completas do Sagrado Coração de Jesus

Nessa novena, além de orar, você poderá conhecer mais Santa Luzia. Todos os 9 dias da novena, tem uma reflexão bíblica e também deve ser rezada a Ladainha de Santa Luzia.

É uma novena que você deverá dedicar, no mínimo, 30 minutos por dia para orar.

O e-book ficou com 35 páginas e está em formato PDF.

Quem foi Santa Luzia?

Santa Luzia (santa de luz) também conhecida como Lúcia de Siracusa foi uma jovem Italiana que viveu entre os anos 283/304 e ficou conhecida por vários atos de bondade e devoção à palavra de Jesus Cristo.

Reza a lenda que Luzia foi pressionada a casar com um jovem pagão da corte, contudo, a Santa tinha feito um voto religioso de castidade e não o quebrou, pelo que arrancou seus próprios olhos e entregou-os como prova da sua fé!

Desde então, Luzia tornou-se a Santa padroeira e protetora da visão. O seu olho é um forte talismã que protege contra o mau olhado, a inveja, que vê para além do que é evidente, atrai sorte e acima de tudo, ajuda a curar problemas da visão.

É também por este último motivo que as pessoas procuram as orações de Santa Luzia, elas são conhecidas por serem muito fortes para prevenir e restaurar problemas oculares.

Abaixo seguem mais 3 novenas de Santa Luzia:

Novena I

Santa Luzia, Virgem e Mártir que tanto glorificastes ao Senhor preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e, pelo amor deste mesmo Senhor amantíssimo, livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perde-los. Possamos por vossa poderosa intercessão passar a vida na paz do Senhor, e chegar a vê-lo, com nossos olhos transfigurados, no eterno resplendor da Pátria do céu. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Novena II

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rezemos com amor e muita confiança esta novena, invocando sobre nós e nossa família as bênçãos e a proteção de Santa Luzia.

Oh! Virgem Santa Luzia, concedei a nós todos, devotos o aumento de uma fé mais viva e generosa, o fortalecimento de uma esperança constante na vida eterna e o enriquecimento do nosso amor a Cristo, nosso Salvador.

Queremos nesta novena, ó Santa Padroeira, assumir o compromisso de cristão, para termos uma vida mais humana e fraterna cheia das graças e bênçãos de Deus.

Santa Luzia, dai-nos a saúde da alma e do corpo e livrai-nos de qualquer enfermidade dos olhos ou do perigo de perdê-los.

Protegei-nos sempre e amparai-nos na hora de nossa morte. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Veja Também >>  Oração de Santo Expedito - Oração Forte Para Proteção, Ajuda e Recebimento de Graça

Novena III

Oração Inicial

Gloriosa virgem e mártir Santa Luzia, abençoada desde a mais tenra infância e cheia de graça do Senhor, que vos fez digna habitação do Espirito Santo, nós vos suplicamos, ó nossa santa protetora, que nos alcanceis da Santíssima Trindade um fervor todo especial para celebrar em vossa honra esta novena, e que, assim como, inflamada do ardor da divina caridade, se empenhou a vossa ditosa alma em servir e amar a Deus até possuí-lo pelo martírio, assim também consigamos pela vossa poderosa intercessão, amar e servir a Deus perfeitamente aqui na terra gozar de sua divina presença eternamente no céu. Amém.

Intenções

Eu vos Saúdo, ó Santa Luzia, templo predileto da Santíssima Trindade, vós que tão bem imitaste a candura e pureza de Maria Santíssima, alcançai-nos, por sua intercessão castidade do corpo e da alma, a fim de conseguirmos entoar eternos louvores a Jesus, nosso Salvador.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

Oração a Santa Luzia

Oh! gloriosa Mártir, Santa Luzia, Que tão destemida professastes vossa fé, ficando fiel ás promessas do Batismo, obtende-nos igual coragem e valor, para fazermos honra ao título de cristãos.

Dai-nos uma fé viva e socorrei-nos sempre, principalmente na hora da morte.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

Santa Luzia, nossa excelsa protetora, lançai um olhar complacente sobre o Santo Padre o Papa, sobre os nossos Bispos e Sacerdotes, sobre os que se preparam para o Sacerdócio e sobre o nosso povo.

Socorrei-nos em todas as nossas adversidades corporais e espirituais.

Oh! Santa Luzia, não desampareis os que em vós confiam.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

Rogai por nós, Santa Luzia.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Senhor Deus, que vos dignastes iluminar com o esplendor da verdadeira fé e ilustrar com a coroa do martírio a Vossa Virgem Santa Luzia: concedei a nós vossos servos, que, pela sua intercessão, livres da cegueira da alma e do corpo, possamos mais seguramente contemplar as coisas do céu.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração final

Oh! Santa Luzia, que preferiste sofrer o Martírio antes de negar a fé e manchar a vossa alma; e Deus com milagres extraordinários recompensou vossa virtude e vossa fé; a vós que foste constituída protetora contra as doenças dos olhos eu vos recorro, para que protejais minha vista e cureis a doença de meus olhos.

Oh! Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol , o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Conservai-me também a luz da fé, pela qual eu posso conhecer meu Deus, compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontreis, na companhia de Deus, dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai a minha fé. Amém.

Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *