Salmo 40 – Descubra o Poder do Salmo 40 e Seus Ensinamentos

O Salmo 40, escrito por Davi, nos ensina de uma forma geral a ter paciência, humildade e fé no nosso Senhor.

É preciso entender o que fala o Salmo 40, sendo importante perceber e entender a vontade divina, pois trata-se de uma oração perfeita para quem passa por momentos difíceis, como perdas e separações. 

Ore com fé o Salmo 40, logo você irá encontrar a sabedoria do Senhor e receberá somente boas notícias.

No momento da reza, procure deixar seu coração calmo, com a certeza que está no melhor caminho.

O Salmo 40 é a melhor forma de exaltar e acreditar na bondade e no amor de Deus.

Assim, ele irá lhe guiar para a tranquilidade que tanto procura.

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Salmos 40 Narrado Por Cid Moreira

O que é o Salmo 40?

O Salmo 40 é a demonstração do que podemos alcançar através do poder da fé. Neste Salmo exultamos a ideia da bondade de Deus e do pensamento de que vale a pena esperar.

Podemos notar no Salmo 40, a importância de entender a vontade Divina e tudo que acontecerá em nosso caminho.

Se orarmos com fé e aguardar com sabedoria na certeza de que o Pai só nos trará boas notícias, encontraremos em nossas vidas sempre o melhor caminho e as melhores soluções.

Para você que procura agradecer de coração por tudo de bom que a vida te oferece graças a Deus e para quem tem a certeza de que esperar nEle é o melhor caminho, este Salmo é ideal.

Então, no momento de pronunciá-lo, mantenha o coração cheio de paz e calma, pois você deve ter a convicção de que está sim no melhor caminho e agradeça com toda a boa energia e humildade por tudo aquilo que foi conquistado ou que você tem a certeza de que conquistará.

Para que Serve Este Salmo?

Esta oração é muito útil para momentos difíceis, como perdas de pessoas queridas, separações e traições.

Também é boa para afastar sentimentos negativos e naturalmente, aumentar sua fé no Altíssimo e em você mesmo.

Análise do Salmo 40

Vamos iniciar o estudo do Salmo 40 com a convicção de Davi, que é sobre quem esta passagem aborda: “1.Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”

Davi não só esperou para alcançar a graça, mas ele também continuará sempre a esperar, pois ele não tem dúvidas de que este é o melhor caminho.

Nos versículos 2 e 3 do Salmo 40, o comentário de Davi mostra a dificuldade pela qual ele estava passando e o seu estado de espírito, onde se compara imerso em lodo, que foi de onde Deus o tirou e o salvou, o mostrando o verdadeiro caminho.

Ele diz que isto só foi possível pois ele não perdeu a fé de que algo bom viria do seu amor ao Senhor.

Feliz aquele que confia na palavra de Deus e que mesmo diante das palavras fáceis daqueles que não creem, não desvia sua fé nem a direção de seu caminho.

Quem confia na palavra Divina sabe a quantidade de milagres que já alcançou na vida, são tantos que não tem nem como contar.

Essas são as afirmações que encontramos nos versículos 4 e 5. No Salmo 40, a explicação do versículo 6 é a de que o Senhor fica feliz quando seus filhos vêm a Ele de coração, com louvor e reconhecimento por Seu amor, não é necessário oferendas e sim só o mais sincero desejo, confiança e gratidão por tudo que Ele fez por nós.

Nos versículos 7, 8 e 9, Davi mostra seu amor e gratidão oferecendo do seu amor e sua vida a Deus, pois ele sabe que somente nEle encontrará a verdade e o caminho.

Por isso, ele não tem receio de dizer a todos sobre a bondade Divina e espalha para que saibam que é nas mãos de Deus onde encontraremos força.

Davi clama pelo amor do Senhor como um sentimento materno, aquele que nos guarda e protege com toda sua força, pois ele sabe que durante a estrada da vida muitos infortúnios surgirão, muitos tentarão lhe derrubar, e ele não quer nunca deixar de acreditar no poder de Deus e todas as maravilhas que somente Ele é capaz de nos conceder (v. 10, 11 e 12).

Davi não procura perdão pelos pecados e sim que o Senhor o livre de todas as pessoas más que querem ver a sua derrota, ele busca na força do Pai o escudo perfeito para se defender e para que todos saibam que ele está protegido por Deus e que nada o abalará (v. 13, 14 e 15).

Nos dois últimos versículos, Davi convida a todos a clamar ao Senhor e confiar em suas obras.

Ele diz que ainda passa por momentos ruins, mas que o importante é acreditar que o poder e amor de Deus é muito maior, então não há ao que temer.

O Salmo 40 é a melhor forma de exaltar a bondade de Deus e dizer que você crê em Seu amor e que sabe que não importa a dificuldade, Ele te guiará para a melhor solução.

Conclusão

O salmo 40 está na lista das orações mais veneradas e procuradas pelos seguidores da palavra de Deus.

O Salmo 40 de uma forma geral, contém uma mensagem de paciência, humildade e fé no Senhor.

Prova disso é sua frase mais carismática: “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.

A lição que podemos tirar disto é que vale a pena esperar, quando oramos com confiança, qualquer graça pode ser alcançada.

Por outro lado, aqueles que não sabem esperar e fazem pedidos de uma forma desesperada e sem colocar qualquer tipo de sentimento e crença, para esses, infelizmente, não haverá qualquer tipo de milagre.

Encontre aquela FÉ divina dentro do seu intimo e você verá que não haverá impossíveis em sua vida!

Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *